quinta-feira, 18 de junho de 2015

Você é fruto do passado e será semente do futuro


Sério que você ainda se preocupa com a entrevista que a presidente Dilma Rousseff deu para o Jô Soares?
Só para constar: Ela é a presidente deste país. Eleita pela maioria da população brasileira, goste você ou não. Ela representa você em todo o mundo, goste você ou não.
E mais, não conheço um jornalista que não queira entrevistar a presidente do Brasil.
O programa do Jô é um talk show e ele não tinha a mínima intenção de colocar a mulher numa saia justa, afinal, essa não é a proposta do programa dele e nunca será.
Ele já disse isso para a Folha de SP e mais, o ibope alcançou um índice fantástico com o programa daquela noite.
Se você realmente não gosta dela, por que raios você fala tanto dessa entrevista?
Se você não gosta do Jô, por que raios você se importa em falar sobre essa entrevista? Perfeito imaginar se o entrevistado fosse o FHC. Sinceridade, nossa timeline estaria entupida de dizeres: "nossa, que coisa mais linda a entrevista do Jô". "Ele é um excelente jornalista". "Fantásticas as colocações dele".
Dependendo do entrevistado Jô Soares passa de um entrevistador top para um idiota completo. Sabe aquela máxima? #NãoEstouDisposta? Pois então...
Nós entramos numa era de ódio tão grande que acabamos esquecendo que fazer parte dela atrapalha ainda mais. Pergunta: o que você tem feito para ajudar este país sair da "grande merda" que você tanto fala?
Dizer à mesa, na frente dos seus filhos, netos, amigos que essa mulher é uma vaca, guerrilheira, terrorista... declarando para eles (os filhos, netos, amigos) que não paga imposto, que não aceita a política econômica, que este governo não te representa?
Sinceramente, você pode não gostar dela, do governo dela, do que vem acontecendo no país, mas o fato é você ensina, com suas atitudes, como será o futuro das próximas gerações. Serão corruptos como você. Porque a corrupção não está somente no governante, na estatal, a corrupção começa aqui mesmo com a sonegação do imposto de renda, com a nota fiscal não solicitada no posto de gasolina, com o jeitinho brasileiro de resolver as coisas. O fato é que este país vem sendo roubado, extorquido desde que foi habitado pelos seus colonizadores.
Há cerca de 15 anos atrás assisti à uma aula inaugural de Comunicação Social em Curitiba e lá o palestrante, acho que foi Arnaldo Jabor, falou sobre a "Reforma Protestante" e seus desdobramentos enquanto reforma social. 
Sim, ela foi uma reforma social, pois tirou o povo da ignorância. O que os pastores e seus seguidores fizeram? Ensinaram o povo a ler e a escrever por meio da Bíblia. O povo, antes massacrado pelo Clero e integrantes da realeza, sem condições alguma de pensar, passou a "compreender" a vida através das escrituras sagradas. Não, eu não estou aqui para defender esta ou aquela religião. O fato é que o povo passou a ter conhecimento, discernimento, passou a pensar e a entender o que era certo e errado. Perfeito. A partir daí aconteceram as colonizações pelo mundo.
Agora eu pergunto: quais regiões colonizadas pelos países "reformados" que agonizam nesta palhaçada de coronelismo existente na América do Sul e Central? Nenhum. Mais uma pergunta: quais foram os únicos países que não se "dobraram" à reforma protestante? Portugal e Espanha, nossos colonizadores. O Clero e sua realeza permaneceram incólumes e disseminaram essa cultura opressiva por todos os lugares que passaram. "Eu tenho dinheiro, eu tenho o poder, você faz o que eu mando, e por favor, não cresça, não leia, não aprenda. Seja massa de manobra". A corrupção é cultural neste país e você continua fazendo o favor de alimentá-la. 
Lembro do PRC quando prestou depoimento à JF sobre os desvios e pagamento de propina com $ da Petrobras: "não existe almoço grátis neste país" e os desmandos na estatal remontam desde o governo do José Sarney. Não há nomeações por merecimento nas estatais brasileiras, todas tiveram e continuam acontecendo por "indicações políticas".
Se você quer que seu país mude, que o governante mude, que as leis mudem, seja consciente. Cumpra com seu papel de pessoa decente. Não incorra nos mesmos erros do passado.
Eu não sou eleitora da Dilma, mas acho que é preciso tirar os óculos embaçados com as ideologias medíocres, discursos rasos e olhar este país como seu, meu realmente. Há sim desigualdade social no Brasil, também há aqueles que se aproveitam dos programas sociais para não fazer nada. Há sim dirigentes corretos e também os que não são corretos, mas faça sua parte. Ao influenciar pessoas, faça da maneira correta. Denegrir a imagem dela não fará de você um bom influenciador e nem resolverá o problema. Cumpra com seu papel de cidadão. Faça o dever de casa e por último, se olhe no espelho, você é fruto do passado e será semente do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário